quarta-feira, 3 de junho de 2009

Como surgiu a eletricidade?


A eletricidade não foi inventada , pois sempre existiu na Natureza. O que se inventaram foram processos de a “produzir” artificialmente.

A forma mais visível de manifestação da eletricidade é uma trovoada.

A trovoada resulta de descargas elétricas no ar ou entre o céu e a terra.

Uma maneira muito menos violenta de produzir eletricidade é friccionar um pente num tecido de lã. O pente fica capaz de atrair pequenos pedaços de papel. Pode atrair o cabelo quando este está seco.

Há mais de 2000 anos, já os antigos gregos conheciam esta propriedade quando friccionavam o âmbar.

A primeira máquina elétrica geradora de eletricidade (por fricção) foi construída no século XVII pelo alemão Otto von Guericke e era constituída por uma esfera de enxofre com um eixo ligado a uma manivela. Girando a manivela, a esfera friccionava um pano de lã e produzia eletricidade da mesma forma que a descrita com o pente.

As experiências com a eletricidade continuaram e prolongaram-se pelo século XVIII. Por esta época, os fenómenos elétricos eram mal conhecidos, assim como os seus perigos. A eletricidade tornou-se moda e era usada para animar festas na alta sociedade e em recintos públicos, onde as pessoas se dispunham a receber choques elétricos por diversão. A primeira vítima conhecida de experiências com eletricidade foi um pardal. O infeliz animal sucumbiu a um choque elétrico durante uma experiência realizada pelo padre Nollet, quando estudava a possibilidade de utilizar os choques elétricos para tratar doentes paralíticos. O choque foi produzido pela chamada garrafa de Leida, criada em 1745, que podia ser carregada com eletricidade. Esta garrafa é a precursora dos hoje denominados capacitores, componente muito utilizado em eletrônica.

Antes do aparecimento da garrafa de Leida, a energia eléctrica produzida era gasta de imediato. Outra forma de armazenamento surgiu com a utilização da energia química. O primeiro aparelho deste tipo foi a pilha de Volta, precursora das atuais pilhas. O acumulador de chumbo foi inventado por Planté e permite a carga e descarga sucessivas. É utilizado naquilo que se chama bateria. Hoje em dia há mais tipos de baterias.

Os geradores eletromagnéticos permitiram produzir eletricidade em grandes (e também em pequenas) quantidades.

O inglês Michael Faraday descobriu em 1832 um fenómeno chamado de indução eletromagnética que está na base do funcionamento do gerador eletromagnético de corrente elétrica.

Este tipo de gerador desenvolveu-se a partir desta data. O inventor que construiu a primeira máquina, ainda em 1832, foi P.M. Quem era ? Não se sabe. Esta máquina produzia corrente alternada. No mesmo ano outro inventor construiu um gerador de corrente contínua .

O alternador (nome por que é conhecido o gerador de corrente alternada) é a máquina mais usada para produzir eletricidade, existindo em todas as centrais elétricas desde as hidroelétricas até às nucleares.

Você pode encontrar mais sobre eletricidade klicando aqui

10 comentários:

  1. gostei. Mto sobre o q vc falaram... e como apresentaram...
    Eu sou estudante de Fisica Experimental e o trabalho de vcs me ajudou bastante...

    Mayane

    ResponderExcluir
  2. muito bom .... valeu ...

    vai me ajudar muito em fisica, faço escola tecnica ... esse trabalho me ajudou bastante

    Lucas G.

    ResponderExcluir
  3. isso ajuda muito nos nossos trabalhos valeu msmo
    isso aiiiii bjuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  4. ai esse trabalho me ajudou muito valeu mesmo
    wagner

    ResponderExcluir
  5. aaa que legal
    me ajudou na monografia de fisicaa..=]
    valeu
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. vo copiar tudo nos meus trabalhos,vlw

    ResponderExcluir
  7. parabens miuto bem explicado !
    adorei me ajudou d+++++++++++++++++++
    brigadinha

    ResponderExcluir
  8. O textoo ta muito bom. Me ajudou bastante ;D

    ResponderExcluir
  9. taís disse ...mto obrigado me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  10. naum me ajudou muitoo pq eu queria sabe quando surgiu a eltrecidade no brasil!!

    ResponderExcluir